25 de fevereiro de 2013

Til - José de Alencar

Voltando um pouco para leituras brasileiras, quero apresentar a vocês esse livro incrível escrito por José de Alencar. Além de ser um livro clássico, ele é pedido em muitos vestibulares como leitura obrigatória. Então fica a dica para você que vai tentar uma faculdade esse ano ou apenas para se divertir.


Título: Til
Autor: José de Alencar
Editora: Martin Claret
Ano: 2012
Páginas: 229
Segredos antigos, desencontros amorosos e renúncias estão presentes neste destacado romance regionalista, de 1872, em que Alencar documenta o cotidiano numa fazenda paulista do século XIX. Til é o apelido de Berta, a heroína capaz de imensos sacrifícios por um ideal.






Publicada pela primeira vez em 1872, Til pertence, ao lado de O gaúcho, O sertanejo e O tronco do Ipê, ao regionalismo de José de Alencar e retrata o interior paulista. Nesse romance, a idealização da natureza, a narrativa leve e o subjetivismo da linguagem criam uma atmosfera suave, em que a inocência dos personagens centrais contrasta com a trama emaranhada e sanguinolenta.

Essa é uma das várias edições já lançadas de Til. Sem dúvidas é a mais bonita de todas. Procure na biblioteca da sua escola/faculdade é bem provável que tem algumas cópias disponíveis lá.

A primeira coisa que vocês devem saber sobre Til, é que ele vai tomar uma grande tempo seu, principalmente na primeira parte em que você terá que ler com mais cuidado, pois é aí que começa a descrição das personalidades existentes em cada personagem do livro.



A história se passa no interior de São Paulo, numa fazenda onde mora Berta. Uma garota simples e de um coração enorme que conquista a todos ao seu redor. Tachada por muitos leitores como a imagem ideal de heroína romântica, Berta é solidária e adora ajudar a todos que precisam de alguma coisa.

A garota ficou órfã ainda muito nova e foi adotada por nhá Tudinha e tratada como sua própria filha. Em um dos seus passeios com o irmão adotivo, Miguel, Berta conheceu Linda e Afonso, dois irmão que logo se apaixonaram pela doçura da amável Berta.

O livro se desenrola com tramas de assassinos e triângulos amorosos onde você se apaixona a cada página.


José Martiniano de Alencar (Fortaleza, no bairro Messejana, 1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista,polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.
Formou-se em Direito, iniciando-se na atividade literária no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro. Foi casado com Ana Cochrane.
Produziu também romances urbanos , regionalistas e históricos, além de peças para o teatro. Uma característica marcante de sua obra é om nacionalismo, tanto nos temas quanto nas inovações no uso da língua portuguesa.

3 comentários:

  1. Eu li esse livro ano passado para o vestibular!
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro, tampouco algo do José Alencar, mas de qualquer maneira isso não vai tardar a acontecer, já que a escola nos obriga...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho muita vontade de ler não, acho que não estou no momento de ler livros assim :(
    Beijinhos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Por favor faça um comentário sobre o post que eu irei retribuir sem problema algum =) se estiver seguindo é só avisar que eu sigo de volta.