14 de janeiro de 2014

Quem é você, Alasca? e Últimas palavras

Você abre o livro e o título dos capítulos é uma contagem regressiva para o dia em que alguma coisa aconteceu. Você fica curiosa. Você fica empolgada. Você começa a ler e se apaixona pelos personagens, pela história. Isso é John Green.


A história é sobre o Miles (acho que era esse o nome dele. Para não haver erros, o chamaremos de GORDO, seu apelido na história) que conhece a Alasca. Alasca é literalmente uma garota furacão. Adora ler, ironizar, fumar e ser incrível. E o Gordo também acha isso dela.

Foi um livro que me conquistou aos poucos e no final, fiquei surpreendida. Não só com o final da contagem regressiva, mas com toda a filosofia leve - complexa, mas não cansativa - da história.

E como podemos ver na capa, sabemos qual é esse primeiro amor =) 


"As últimas palavras de Thomas Edison foram “É muito bonito lá”. Eu não sei onde é lá, mas eu acredito que seja em algum lugar, e espero que seja bonito.
— Quem é você, Alasca?
O Gordo é viciado em ultimas palavras. Ele adora biografias e sempre decora as ultima coisa que as pessoas falaram antes de morrer. Isso acaba envolvendo também Alasca que se perde nas últimas palavras de Simón Bolívar: Como sairemos desse labirinto de sofrimento? 


E para ser só um pouco mais foda. No fim do livro John Green se revela também um amante de últimas palavras. É ai que você pira e procura um Google mais perto dos seus dedos para pesquisar famosas últimas palavras.

Bem, foi o que aconteceu comigo.

Algumas últimas palavras são bem ilustres como as de Ludwig van Beethoven, que disse:

"Aplaudam, amigos, a comédia terminou."

Algumas são filosóficas, como as de Frederic Chopin, compositor e pianista polonês:

"A terra é sufocante... jura que os vais fazer cortar-me, para não ser enterrado vivo"

A de Karl Marx foi um tanto quanto irônica, muito a cara da Alasca:

“Vá embora, últimas palavras são para bobos que nunca disseram o suficiente.”

Muitas últimas palavras foram sem sentido (e essas acabam sendo as melhores):

“Apronte minha fantasia de cisne.” (Anna Pavlova, bailarina russa)

"Eu odiaria morrer duas vezes. É tão chato" (Richard Feynman)

"Preferia estar esquiando do que fazer o que estou fazendo." (Stan Laurel)

E as últimas palavras de Steve Jobs, foram muito, muito..... articuladas.

"Oh Wow! Oh Wow! Oh Wow"

Gostou de últimas palavras assim como John Green, eu, o Gordo e a Alasca? Pesquise no Google você também e veja como últimas palavras desencadearam a primeira guerra mundial:

"Não é nada... não é nada..." (Francisco Ferdinando, arquiduque da Áustria. Sussurrou ao Conde Harrach assim que caiu após receber um tiro e morreu.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Por favor faça um comentário sobre o post que eu irei retribuir sem problema algum =) se estiver seguindo é só avisar que eu sigo de volta.